As corujas (Tytonidae e Strigidae) têm olhos grandes voltados para a frente o que lhes confere uma visão binocular; a audição é muito especializada e algumas espécies possuem os ouvidos dispostos assimetricamente na cabeça, auxiliando na localização das fontes de som; as rêmiges são macias tornando possível um vôo silencioso.
Strigiformes é uma ordem de aves que inclui aves de rapina noturnas, tais como corujas, mochos, urutaus, curiangos e noitibós. São caçadoras eficientes, possuem olhos grandes voltados para a frente o que lhes confere uma visão binocular; a audição é muito especializada e algumas espécies possuem os ouvidos dispostos assimetricamente na cabeça, auxiliando na localização das fontes de som; as rêmiges são macias tornando possível um vôo silencioso. Além disso, são extremamente atentas ao ambiente podendo girar sua cabeça em até 270°.
São aves tímidas, geralmente solitárias, consideradas entre os predadores mais sofisticados do mundo. Na Grécia antiga era cunhado moedas com a imagens de corujas, como uma associação a sabedoria da Deusa Atena.